segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Ataque Beliz campeão do 1º FESTIVAL RPB Nacional



O grupo do Distrito Federal Ataque Beliz é o grande vencedor do Festival Rap Popular Brasileiro. Formado em 2001, no Paranoá, o grupo mistura blues, funk, soul e jazz sem perder a essência do hip-hop.

A grande final do Rap Popular Brasileiro Festival contou com a participação de 14 estados, e o Rio de Janeiro pôde conferir a qualidade do rap que está sendo produzido no Brasil. O resultado tão esperado foi divulgado às 4h da manhã de domingo (dia 4 de outubro).

O grupo Dependentes, do Rio Grande do Sul, ficou com a segunda colocação. Há 15 anos na estrada, os integrantes acreditam que a premiação foi uma consequência de muito trabalho.

Em terceiro lugar, Romeu R3, carioca de 17 anos. O morador da Pavuna declarou estar muito feliz. “Estou me sentindo no TOP3 do Brasil”, disse, sorrindo, o jovem rapper.

O grupo Nova Saga, da Bahia, do pequeno Marconi Tavares, de 11 anos, se apresentou durante a final e chamou atenção pela desenvoltura e presença de palco, provando que a cultura hip hop está presente em todos os estados e conquista adeptos cada vez mais jovens. O grupo foi considerado revelação na etapa RPB Bahia.

Negga Gizza, idealizadora do Festival, se emocionou durante a premiação, falando sobre a dificuldade de produzir um evento para artistas novos, que “o objetivo é fazer uma revolução, que daqui a alguns anos a Central Única das Favelas seja reconhecida por ter mudado a cara da cultura no Brasil”.

Paulo Rasta, produtor do Festival, conta que o projeto não atraiu patrocinadores, por ser um projeto novo, com artistas desconhecidos, mas que é exatamente daí que surgem novos talentos. “A gente não tem dinheiro, o que a gente tem é garra! O Rap Popular Brasileiro foi feito com o coração”.

O Rap Popular Brasileiro demonstrou força, e com certeza encontrará mais apoio em 2010.


Confira os três primeiros colocados.