quarta-feira, 23 de junho de 2010

Abuh representará o DF na etapa nacional do RPB





Dia 19 de junho foi realizada, na Praça dos Eucaliptos, em Ceilândia Norte, a etapa Distrito Federal do Rap Popular Brasileiro. O evento reuniu 20 grupos de nove regiões administrativas. A missão de escolher o representante do DF ficou com o júri formado por  Flávio de Abreu, conhecido como Renegado, o rapper  tem se destacado como um dos artistas mais promissores do hip hop nacional, pois soma as raízes musicais brasileiras ao discurso social, o poeta da periferia GOG, e o maestro Rênio Quintas.

Para GOG, “num cenário de tão poucas oportunidades, o RPB Festival desponta como uma fonte de renovação. O hip hop precisa disso. A competição, num ambiente saudável, bem equipado e assessorado, é vital para os jovens e as jovens artistas ganharem experiência, testarem suas possibilidades, experimentos e, é claro, despontar para o profissionalismo e uma carreira sólida”, disse o rapper.

O mineiro Renegado ficou feliz em ver que o RPB a cada ano vem evoluindo e se preocupando em apresentar os novos talentos. Em 2009, o rapper foi jurado em uma das etapas do RPB no Rio de Janeiro. “O festival é vitorioso, pois não está possibilitando somente a oportunidade destes jovens serem ouvidos, mas também de serem incluídos ao cenário do rap nacional. O DF há muito tempo apresenta ao Rap nacional nomes de peso, e nesta edição pude ver que Brasília ainda vai por muito tempo contribuir de forma muito significativa com o rap brasileiro” completa o rapper.

“Acompanho nosso querido Flávio na alegria de ver o respeito, a estrutura e a intenção de fazer um mapeamento da produção de rap do DF. O processo, independente do resultado, é da maior importância para a auto-estima e a manutenção desse canal de protagonismo e de expressão da juventude das periferias. O importante é a manutenção e a continuidade, é disso que a cena cultural do DF precisa. Percebe-se nitidamente que há uma evolução nas formações dos grupos e a preocupação de vários compositores em enriquecerem o processo com mais melodia e instrumentais diferenciados, apontando na direção de uma renovação do segmento”, declarou o maestro Rênio Quintas.


O primeiro lugar ficou com a música “Vem cá”, do jovem de 19 anos do Núcleo Bandeirante Maike Cristian, conhecido como Abuh. O jovem começou no cenário hip hop como b-boy aos oito anos de idade, no grupo ''Floor Riders''. Atualmente o rapper trabalha na divulgação de um cd promocional, o “Fusão Versátil”, e prepara seu disco oficial, que será lançando ainda em 2010. Para Abuh, "o cenário do hip hop precisa de investimento e incentivo e eu fico muito feliz em participar de um evento bem organizado, de alta qualidade, que dá espaço aos artistas anônimos. Reunir GOG, Renegado e o maestro Rênio Quintas no júri representa uma preocupação com a qualidade e a diversidade. São pessoas com visões e percepções diferentes. Ser escolhido por eles é uma honra e representar o DF é uma grande responsabilidade, temos muitos grupos talentosos, mas vou dar o meu melhor na etapa nacional".



A Banda Bravoz (Brasileiros Revolucionários Atacam Com a Voz) levou o segundo lugar com a música “Fundão Setor P”. O grupo vem ganhando força e conquistando espaços, levando sua mensagem por vários estados do Brasil. O Bravoz também está engajado em projetos sociais. 


A música “A chama não se apagou” deu a Cleyton MC o terceiro lugar.  O rapper chama a atenção por sua levada forte. Cleyton MC integra o coletivo Artvistas e atualmente vem trabalhando nas canções que farão parte de seu primeiro trabalho oficial, o EP “A chama não se apagou”. O rapper é mais um que veio pra fortalecer o nível do rap nacional, mantendo a cultura da periferia enraizada em suas músicas.

A região administrativa de Samambaia foi a que teve o maior número de participantes inscritos e selecionados para a etapa, e deu um show a parte, onde os grupos presentes fortaleceram as apresentações dos outros.  Marcos MC, conta que "o que nos une independente do local onde cada um mora, eu no Valparaíso, o Raro do Correndo Contra o Tempo na Ceilândia, e o Glauber que participou mesmo sem se classificar para o RPB, em Taguatinga, e os demais que são de Samambaia, Aborígine, Oitto, Nexx e Lupa é a vontade que todos compartilhamos de fazer rap consciente e de qualidade, temos objetivos em comum, nos preocupamos com a mensagem em nossas letras, e a real intenção de subirmos todos no palco na minha apresentação, na do Oitto, e na do Aborígine, era justamente mostrar união independente de regionalização, pois falta essa união para que o rap do DF. Sem essa de Banca da CEI, a Banca de Planaltina, e sim o Rap Nacional".


Para Aborígine a palavra que define sua participação no RPB DF é felicidade.  “Poder cantar e não competir ao lado de amigos, isto foi o verdadeiro 1º lugar. Pude assistir a melhor apresentação que já vi do Rapper Oitto, a evolução nos palcos de Marcos MC, a primeira apresentação de Correndo Contra o Tempo, que já traz em sua canção a essência do Hip Hop, que há muito vem sendo esquecida. Me emocionei com Nexx e Lupa, declamando um amor realmente merecedor da vitória, nos bastidores ouvi PJL com a força do Rap de Samambaia: Coragem pra seguir. Fizemos uma inscrição coletiva, e mesmo assim, Mantendo a Identidade, que não se classificou subiu ao palco conosco. Estávamos pra celebrar a união e não só disputar uma competição, víamos a cumplicidade nos olhares dos irmãos. Ter esquecido a percussão, perdido a chave do quarto onde estava a guitarra, o que impossibilitou uma melhor apresentação, foi mínimo perante a amizade que estamos construindo, e que se multiplicará”, completa o rapper que é um dos mais atuantes no movimento hip hop do Distrito Federal.

O RPB DF integrou a 3ª Edição do Festival Elemento em Movimento, uma iniciativa da Central Única das Favelas do Distrito Federal com o apoio do Ministério da Cultura que oferece ao público e aos artistas, amplo e significativo programa de atividades culturais urbanas. Em três edições, o Festival Elemento em Movimento integrou e identificou os principais representantes e protagonistas da cultura de rua do DF, construiu ações que incentivaram o crescimento e a profissionalização da cultura urbana, além de propagar o conceito de apropriação do espaço público para a realização de atividades saudáveis. A última etapa do festival aconteceu nos dias 19 e 20 de junho de 2010, em Ceilândia, e ofereceu shows com Renegado, Kiko Santana e Coletivo Groove,  além da etapa DF do Brasil Break Dance (BRADAN) e o primeiro campeonato de Skate de Rua da CUFA DF, o DFSTREET. Além dos campeonatos, houve workshops de skate, basquete de rua, rap, break, grafite e o espaço "Papo reto.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Contagem Regressiva para o RPB DF - CONFIRA OS JURADOS

Renio Quintas


Renio Quintas é músico, maestro, pianista, compositor, arranjador, produtor e diretor musical e é também um agitador cultural. O maestro se formou na Universidade de Brasília na Cadeira de Composição e Regência com o Maestro Cláudio Santoro, Estrutura Musical e Oficina Básica de Música com o Maestro Emílio Terraza. Fundou os principais Conjuntos Instrumentais de Brasília: Grupos Artimanha e Naipe, que iluminaram a Capital nas décadas de 80 e 90, trazendo para Brasília Prêmios Nacionais.
Criador de Trilhas Sonoras para Teatro, Cinema e Vídeo, tocou e fez arranjo com o Grupo Artimanha para a maioria dos cantores e instrumentistas que iniciaram e consolidaram sua carreira em Brasília, como Cássia Eller, Adriano Faquini , Jorge Helder, Adriano Giffoni, Toninho Maya, Widor Santiago (Periquito), Fernando Corbal e Flávio Fonseca. O maestro Renio Quintas é também um dos coordenadores do Brasília Outros 50.

Renegado

Flávio de Abreu, conhecido como Renegado, cresceu na comunidade do Alto Vera Cruz, em Belo Horizonte. Em 1997, junto a outros músicos, fundou o NUC – Negros da Unidade Consciente. Em 2003, o trabalho do NUC gerou o Centro de Multi-Culturalismo, com formação e capacitação na área da cultura.
Esse trabalho fez com que em 2005 o NUC se tornasse uma associação. No ano seguinte, o músico recebeu convite para realizar um show solo em Belo Horizonte. O projeto se estendeu e Renegado compôs músicas que originaram o álbum Do Oiapoque a Nova York (2008), que marca a estréia do músico em carreira solo.

GOG
Genival Oliveira Gonçalves é considerado o Poeta do Rap Nacional, por seu texto diferenciado, poético e por não utilizar palavrões. Com 25 anos de carreira e nove discos gravados, GOG divulga atualmente o DVD Cartão Postal Bomba.
Em 2007, GOG ganhou o Prêmio Hutúz, maior Festival de Hip Hop da América Latina, na cidade do Rio de Janeiro, nas categorias de Melhor Disco, Música, Grupo e Revelação. Em 2009, o rapper repetiu o êxito e ganhou nas categorias, videoclipe e música da década, tornando-se o maior ganhador do prêmio Hutúz.  Gog é referência também no campo político e integra o Conselho Nacional de Cultura do Ministério da Cultura.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Perfil Selecionados RPB DF 2010

Acessem http://www.cufadf.org/RPB_DF_2010_SELECIONADOS.pdf e confiram foto e release do selecionados para a etapa RPB DF 2010.

Atenção Grupo Selecionados

A etapa RPB DF 2010 acontece no próximo dia 19 de junho na Praça dos Eucaliptos em Ceilândia a partir das 14hs.

Informações para o dia:

· Os grupos devem estar na Praça dos Eucaliptos às 13h.

· O sorteio de ordem de apresentação se dará às 14h caso tenhamos um representante de cada grupo.

- Em caso de atraso será dada a tolerância máxima de 10 minutos, às 14h10m o sorteio será realizado com o número de representantes presentes.

· Cada grupo terá um tempo máximo de 10 minutos para apresentação.

· Os grupos que forem utilizar pick ups, deverão levá-las.

- A produção disponibilizará somente CDJ.

- A produção do evento disponibiliza o palco de 12h às 13h45m para passagem de som.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Selecionados RPB DF 2010

No último fim de semana foi realizada a curadoria para a seleção do grupos participantes do Festival Rap Popular Brasileiro etapa Distrito Federal. No total foram validadas 33 inscrições, destes 20 selecionados.Selecionar 20 grupos no DF não é uma missão fácil, os grupos chamam atenção pela qualidade, o que reforça a posição como um dos principais pólos de hip hop no Brasil. Para a seleção foram analisados os critérios de letra e música, abaixo a relação dos grupos, música e cidade.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Inscrições Encerradas

As inscrições do maior Festival de Rap Popular Brasileiro etapa Distrito Federal estão encerradas. A exemplo de 2009, ano de lançamento do festival, o número de inscritos superou as expectativas. Em aproximadamente 40 dias de inscrições abertas foram contabilizados 39 grupos das mais diversas cidades do Distrito Federal e entorno.
No total serão selecionados 20 grupos para participar do festival no dia 19 de junho na Praça dos Eucaliptos em Ceilândia-Norte.
Nesse dia vamos conhecer o representante do DF na etapa nacional que será realizada em Fortaleza – Ceará.
Dia 07 de junho será divulgada a lista dos 20 grupos selecionados pela curadoria do festival.
Boa sorte!

Grupos selecionados no ar dia 7 de junho

Os nomes dos 20 grupos selecionados para a etapa Distrito Federal do Rap Popular Brasileiro serão publicados aqui no blog dia 7 de junho.

Aguarde!